Uma newsletter sobre voto e tecnologia

Olá, meu nome é Lucas Lago e estou aqui para dizer: bem-vindo à Impressa e Auditável, uma newsletter sobre tecnologia e eleições.
Uma newsletter sobre voto e tecnologia
Nessa primeira edição quero explicar como essa newsletter vai funcionar, quem escreve e vamos definir alguns termos que vão aparecer repetidamente nas próximas edições.
É comum no universo da tecnologia a ilusão de que existe uma grande separação entre Política e Tecnologia. Por isso, e pela temática da newsletter, seria impossível não envolver Política aqui, já que vamos tratar da tecnologia no contexto de voto, eleições e democracia.
Mas apesar da Política ser inescapável, ela não será o foco desta newsletter. Teremos dois tipos de edições: um focado em tecnologias e outro focado nas eleições de um país.
No primeiro tipo vamos discutir tecnologia usando como pano de fundo eleições e, pra isso, vou apresentar e aprofundar em alguma tecnologia que está (ou poderia estar [ou deveria estar]) envolvida em processos eleitorais. Vamos falar de biometria, assinatura digital de software, algoritmos de embaralhamento - e sim, vamos eventualmente chegar nas questões que envolvem o voto impresso.
No segundo tipo vou escrever sobre uma eleição procurando descobrir tecnologias interessantes que ela utiliza e traçar paralelos com as eleições brasileiras. Para isso vou contar com entrevistados (eleitores, pesquisadores, jornalistas) que possuem conhecimento sobre essa eleição e alguns trechos dessas entrevistas estarão na newsletter.
Sobre o autor
Agora que sabem como essa newsletter vai funcionar, um pouco sobre o autor. Sou mestre em Engenharia da Computação, programador, ativista e às vezes até jornalista. Me interesso por tecnologia eleitoral há muito tempo. O primeiro texto que eu tenho publicado sobre o assunto é de setembro de 2018.Pretendo convencer o leitor que tecnologia eleitoral é um assunto fascinante e com muito mais nuances que o noticiário do dia-a-dia é capaz de mostrar.
Agora vamos aqui às primeiras entradas de um ”glossário” de termos que usaremos por aqui:
Primeiro e mais importante, para os nossos interesses tecnologia não será limitada a processos computacionais ou mecânicos. Vamos adotar uma definição mais ampla que abrange qualquer processo ou técnica utilizada para atingir um objetivo. Nessa newsletter tanto computadores quânticos quanto partidos políticos são soluções tecnológicas.
Vamos diferenciar a "política" de partidos e pessoas que disputam uma eleição ou um projeto de lei, da "Política" que é a relação de poder que existe em uma organização independente da organização específica.
Vamos usar também as definições que Lewis Munford deu no seu livro "Technics and Civilization"1 de 1932 para tecnologia democrática e tecnologia autoritária. A primeira é uma tecnologia que distribui poder enquanto a segunda é uma tecnologia que o concentra, essa definição não tem relação direta com os conceitos de democracia que usamos para nações.
Duas eleições pra ficarmos de olho em Fevereiro
O Equador teve o primeiro turno de sua eleição presidencial em 9 de fevereiro, Daniel Noboa concorre a reeleição depois de um mandato de menos de 2 anos, por conta da dissolução do executivo e legislativo equatorianos no evento da "Muerte Cruzada2" e no segundo turno disputará com Luisa Gonzales assim como em 2023. No primeiro turno ambos conseguiram mais de 40% dos votos em uma eleição com 16 candidatos. O segundo turno será em 13 de Abril. O Equador inclusive já usou a urna eletrônica brasileira em uma eleição - mas deixo os detalhes para a edição de Abril, sobre as eleições de lá.
A Alemanha renova seu parlamento na eleição do dia 23 de fevereiro. A eleição alemã seria originalmente em setembro, mas com o colapso do governo atual foi convocada uma "Snap Election" para o final de fevereiro. A Alemanha tem provavelmente a legislação mais restritiva do mundo em relação à urnas eletrônicas.
A eleição alemã será tema da nossa próxima edição! E caso você tenha alguma dúvida sobre tecnologia eleitoral que quer que seja respondida aqui, envia um e-mail pra news@impressa.news, que pode entrar em uma das edições sobre tecnologia.
Você pode pegar esse livro emprestado gratuitamente no Internet Archive, clicando aqui ↩
A morte cruzada é um recurso constitucional do Equador onde o presidente pode dissolver o congresso, desde que renuncie ao mesmo tempo. ↩